Qual a diferença entre selador e fundo preparador?

Quando o assunto é parede, a primeira preocupação que surge, na maioria das vezes, é a escolha da tinta certa para a superfície e, principalmente, para o ambiente.

Isso acontece pois muitos clientes desconhecem que existe uma série de produtos específicos para serem aplicados antes da tinta. Sem eles, o rendimento e até mesmo o acabamento da tinta pode ser comprometido.

O selador e o fundo preparador de paredes são alguns desses itens imprescindíveis na hora de preparar uma determinada superfície. 

Mas, afinal, qual é a diferença entre o selador e o fundo preparador de paredes? Como saber em quais situações utilizar cada um? No artigo de hoje, nós vamos te ensinar tudo sobre esses produtos, para que você possa orientar corretamente os seus clientes. Continue acompanhando!

O que  é selador e como utilizar corretamente? 

O selador é um produto específico para preparação de superfícies, ou seja, ele deve ser aplicado em paredes recém-rebocadas ou que necessitam de correção de imperfeições.  

Uma das principais funcionalidades do selador é uniformizar a superfície para impedir que a alvenaria absorva tinta. Sua aplicação é imprescindível em paredes novas, que geralmente possuem um nível de absorção maior. 

Além de garantir um acabamento mais bonito, ele também otimiza a fixação da tinta na superfície. Ao optar pelo selador, é possível economizar na tinta, já que ele garantirá menos demãos de tintas para obter o resultado desejado. 

Quando aplicar o selador?

O selador sempre deve ser aplicado antes da superfícíe receber a pintura. Caso a parede seja nova, é fundamental respeitar os 28 dias de cura (aproximadamente), e também é possível aplicar o produto em paredes danificadas e irregulares.

O selador pode ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos, e em diversos tipos de superfícies. 

Para aumentar a economia da tinta e melhorar os resultados, o mais recomendado é aplicar duas demãos de selador em cada parede. 


O que é fundo preparador de paredes e como utilizar?

Já o fundo preparador de paredes pode variar entre a base acrílica ou esmaltada. Sua principal função é potencializar a aderência da tinta sobre a parede. Ou seja, ele é indicado para aumentar a fixação do acabamento nas superfícies desejadas. 

Quando utilizar o fundo preparador de paredes?

Antes de realizar a aplicação do produto, é fundamental lixar a parede e finalizar a limpeza com a ajuda de um pano úmido. Assim como o selador, o fundo preparador também pode ser utilizado em ambientes internos e externos.

A aplicação do produto é mais indicada: 

  • Antes de uma nova pintura (repinturas);
  • Em paredes pintadas com cal;
  • Em rebocos que estão esfarelando;
  • Em rebocos novos que ainda não passaram pelo processo de cura;
  • Em paredes em gesso; 
  • Em paredes descascadas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *