QUANDO FAZER O TRATAMENTO DE EMERGÊNCIA NA PISCINA?

tratamento de piscina é uma tarefa relativamente simples quando se trata apenas da manutenção da água e do tanque. Mas quando esse espaço de lazer está com a qualidade comprometida, muitas vezes é necessário efetuar o tratamento de emergência. 

Isso significa, então, que o modo como tratar a piscina exige alguns passos extras, que podem incluir drenagem, supercloração, entre outras medidas.

Mas aqui neste artigo você vai conhecer mais detalhes sobre o tratamento de piscina de emergência, como fazer e em qual situação isso acontece. 

Importância da manutenção da piscina

manutenção frequente da piscina promove benefícios que vão bem além da aparência estética do espaço de lazer. 

Primordialmente, a manutenção do recinto ajuda a evitar que a sujeira se acumule dentro do tanque –  um dos fatores para a proliferação de algas e a água turva

Sem contar que, com o crescimento dos microrganismos, germes e bactérias, a água da piscina se torna um risco para os banhistas. 

Nos dias mais quentes, germes e fungos encontram o ambiente ideal para se desenvolver na água, provocando doenças como micoses de pele e problemas intestinais. 

Por isso, algumas medidas devem ser adotadas, como: remover a sujeira da área externa da piscina, verificar o pH e a alcalinidade e manter os parâmetros de cloro regulados. 

Indicação emergencial do tratamento de piscina 

O tratamento de emergência na piscina, conforme sugere, é feito  apenas em casos específicos e graves. Assim, selecionamos a seguir algumas das situações que exigem a manutenção de choque:

Água verde

quantidade insuficiente de cloro na água leva ao crescimento das algas. Por consequência, isso altera a coloração da água, deixando-a verde. Outros fatores que geram esse problema são:

  • Falta do algicida na piscina
  • Alcalinidade e pH em desequilíbrio

Odor ruim na água

mau cheiro da água não é causado pelo cloro aplicado no tratamento da piscina. Ao contrário do que muitos pensam, o odor forte é derivado, na realidade, por conta das cloraminas.

Em suma, as cloraminas são um composto químico que surge a partir da mistura de suor, cargas organicas, água, cloro e urina. Além do cheiro forte, as cloraminas podem contribuir para a redução da eficiência do cloro na purificação da água.

Presença de oleosidade na água

A oleosidade na água é o resultado da contaminação da água por resíduos de filtros solares e protetores. Esses cosméticos se desprendem do corpo dos banhistas durante os mergulhos na piscina, formando aquelas manchas de óleo na superfície da água. 

Inegavelmente, a melhor forma de impedir que isso ocorra é tomar uma ducha antes de adentrar no ambiente de lazer.

Espuma na água

Uma situação que exige atenção nos cuidados com a piscina é o surgimento de espumas na água. Esse fenômeno pode ter duas origens: o acúmulo de material orgânico na piscina ou a aplicação de produto limpa bordas que gera alta formação de bolhas na água. 

Uso frequente de cloro estabilizado

O uso de cloro estabilizado por longos períodos é capaz de fazer com que o nível de ácido cianúrico aumentem muito. Consequentemente, isso afeta a qualidade da água e também a saúde dos banhistas. 

Animais mortos na piscina

Se você encontrar animais mortos na piscina, o que não é algo incomum, não se desespere! Você tem a opção de apenas desinfetar a água, o que já oferece um bom resultado. 

Mas o ideal é incluir no tratamento de piscina algum tipo de proteção (lona ou capa), que impeça o contato do espaço de lazer com o ambiente externo. 

Como tratar a piscina em caráter emergencial 

A água que já está muito contaminada, seja pelo uso excessivo, pela água verde ou por outros motivos, precisa de um tratamento de choque.

Avaliação e correção dos parâmetros da água

A melhor maneira de iniciar esse tratamento é avaliar os parâmetros da água com a hth® Fita Teste. Vale destacar que quando o cloro livre está fora dos níveis ideais (entre 1 e 3ppm), o problema será corrigido após a aplicação do tratamento de choque. 

Aplicação do hth®

Fazer uma super cloroação com o hth® Cloro Concentrado tradicional ou com o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™, nunca fazer super cloração com cloro estabilizado. Lembrando sempre que antes da aplicação do cloro os parâmetros de alcalinidade e pH devem estar ajustados.

Conclusão

Agora você já sabe como tratar a piscina que está em situação de emergência, certo? E já sabe também que o procedimento não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta escolher os produtos corretos e contar com a qualidade da HTH®

Nossa parceira HTH® é especialista em produtos para manutenção de piscina e para tratamento de choque desenvolvidos com alta tecnologia e inovação. 

Afinal, nosso propósito não é apenas manter sua piscina limpa e cristalina, mas proporcionar aos nossos clientes momentos de diversão inesquecíveis no ambiente de lazer. 

Fonte da matéria: https://blog.hth.com.br/quando-fazer-o-tratamento-de-emergencia-na-piscina/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *